quarta-feira, 30 de março de 2011

... E eles continuam a ganhar mais


O Dia Internacional da Mulher está ainda suficientemente próximo para que faça aqui uma breve referência ao fosso salarial entre homens e mulheres – embora seja sempre oportuno denunciar esta gritante desigualdade. A análise é do Observatoire des Inégalités e demonstra que na Europa, em média, os homens ganham mais 29,2% do que as mulheres. A desigualdade atinge os 51% na Áustria, e Portugal, pasme-se, está a meio da tabela, com uma diferença entre géneros de 30%. Já agora vale a pena observar também a diferença salarial – tanto no caso dos homens como no das mulheres – entre os trabalhadores portugueses e os dos mais antigos Estados-membros da UE, como a Alemanha, Dinamarca ou Reino Unido… Os dados são do Eurostat e referem-se a 2005. Alguém acredita que algo mudou?

4 comentários:

  1. Por favor, poupem-nos a este miserabilismo de género. Não fosse este "fosso", e como é que o dr. Cavaco cuidava de sua esposa, vítima das arbitrariedades do destino? Expliquem-me!!!

    ResponderEliminar
  2. não é só ao nível de salário que continua a existir grandes diferenças, ao nível de cargos importantes como chefes de uma empresa ou políticos, as mulheres continuam a ser uma minoria.

    ResponderEliminar
  3. Qual é o problema nas sociedades actuais? O de geração - à rasca, pois claro -, de género, ou de classe- qual classe?

    ResponderEliminar
  4. Gosto deste blogue, mas ultimamente está muito parado, É uma pena

    ResponderEliminar