quarta-feira, 11 de maio de 2011

Regresso aos clássicos


Nestes tempos de incerteza – mesmo no que diz respeito aos quadros de referência – é sempre salutar procurar respostas nos clássicos.


Foi, pois, com agradável surpresa que deparei com esta chamada de atenção para a publicação de uma referência incontornável do estudo sociológico: “As Regras do Método Sociológico”, de Émile Durkheim.


Uma leitura que devia ser obrigatória para todos os estudantes de Sociologia. Talvez assim alguns trabalhos académicos não sofressem de tantas falhas metodológicas…

A ler, aqui

3 comentários:

  1. Vim parar aqui por acaso, no âmbito de um trabalho para a faculdade. É verdade, nós, alunos, precisamos de ir aos clássicos, para perceber ao que chegámos e como. Venham mais conselhos destes...

    ResponderEliminar
  2. quando for grande quero ser culta como tu!

    ResponderEliminar
  3. Percebe-se pelo número de comentários que a maioria dos estudantes de sociologia não está interessada em Durkheim ou em qualquer um desses "chatos". Nem os curiosos da disciplina. Importante é dizer uns lugares-comuns quando há alguém paa ouvir. E ainda dizem que a culpa é de um partido? Parece que a culpa é inteiramente da preguiça que faz da nossa gente aquilo que se vê.

    ResponderEliminar