sexta-feira, 19 de março de 2010

O humor é uma arma


A denúncia pode assumir muitas formas e o humor é uma delas. Nem só a palavra é uma arma.

A prova está na exposição internacional de cartoon «Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor», patente até 9 de Abril no Centro de Trabalho Vitória do PCP, em Lisboa (Av. da Liberdade).

Na mostra, uma centena de cartoonistas de 38 países expressam a sua visão sobre o actual mundo do trabalho, da mobilidade laboral ao desemprego, da crise económica à exploração.
Por todo o globo, a situação dos trabalhadores não difere significativamente, como se constata nos traços críticos dos cartoonistas – e Portugal não foge à regra: as injustiças vertidas para o papel pela dezena de autores nacionais acompanham a visão dos seus congéneres sobre a realidade laboral.

Sem preconceitos político-ideológicos, vale a pena cruzar a entrada do edifício do PCP e olhar a realidade com humor. Rir pode ser libertador… e provocar a acção.

A exposição é promovida pelo Partido Comunista Português (PCP) em colaboração com a Humorgrafe, produtora de eventos de humor gráfico.

4 comentários:

  1. Ainda bem, porque os partidos em geral e o PCP em particular bem precisam de olhar o mundo de forma mais bem humorada. O riso é por vezes mais incómodo do que algumas palavras ditas pelo deputado Bernardino. Muitas vezes, entre o desatino e o risível.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma exposição muito interessante, vou ver se consigo passar por lá.

    ResponderEliminar
  3. Será possível algum humor perante uma crise tão grave? Só vendo...

    ResponderEliminar
  4. Humor 4ever. Humor que faz rir, que faz sorrir, que faz gargalhar, que faz engasgar, que faz sorrir. Humor. Diga-se que tenho uma certa inveja daqueles que têm a capacidade de rir dos seus próprios disparates.

    ResponderEliminar